quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A política do pão e circo...

Estamos à véspera das eleições... O horário eleitoral tornou-se (sempre foi?) um programa de humor. Mas confesso, que é a primeira vez que vejo tantos candidatos do meio artístico almejando uma cadeira no senado federal ou câmara dos deputados. Por que será? Comovidos com a realidade brasileira, desejam através de projetos, oferecer uma melhor qualidade de vida ao seu povo. Louvável esse argumento, não?
O que me assusta: a maioria dos votos, por razões óbvias, vem da massa, a classe menos favorecida, menos esclarecida.

Estamos vivendo a relidade da antiga roma, onde nasceu a política do pão e circo. O imperador, com medo de uma revolta da população por conta dos problemas sociais, criou a política “panem et circenses” - política do pão e circo. Logo, promovia-se lutas de gladiadores nas arenas (ex: Coliseu) e alimentos como trigo e pão eram distribuídos. Qualquer semelhança é mera coincidência?
Gostaria de citar alguns exemplos de candidatos e comentá-los, mas para manter a imparcialidade e ser impessoal, prefiro não comentar aqui. Basta assistir os noticiários...

O que vou fazer? Desculpe-me os mártires da democracia, da eleição direta, mas nesse ano, nenhum deles ganhará meu voto. Que tal um pouco de praia e água de côco?

Hasta la vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário