sexta-feira, 12 de março de 2010

Como o porco-espinho acasala?

Oi Gente,

Estava em sala de aula quando fui questionado por um aluno:
- Prof, Como o porco espinho acasala?

Claro que não fazia parte do assunto da aula. Mas me intrigou essa pergunta e fui buscar na Internet respostas. Que relação perigosa, vejam só:

"Nesse acasalamento todo cuidado é pouco, e tudo tem de ser feito calculadamente, principalmente para preservar o macho que pode levar uma espetada bem naquele lugar! Essa relação perigosa começa de um jeito bem incomum… pelo menos pra nós. O porco-espinho vai até a fêmea e usa uma tática um tanto quanto estranha para chamar sua atenção: esguicha urina até que ela se incomode! Fala sério, assim qualquer uma se incomoda! Ela então abaixa seus espinhos e o macho a penetra. O problema é que existe a possibilidade de algumas fêmeas se esquecerem deste pequeno detalhe e aí… coitado do macho! Alguns espertos casais de porco-espinho são monogâmicos, ou seja, acasalam com um só parceiro durante toda vida. Afinal é muito mais seguro se eles já tiverem o jeitinho certo de fazer a coisa…"[4]

"A fêmea abaixa os espinhos rente ao corpo, porque eles não tem espinhos na região da barriga.O macho cobre ela, se ela levantar os espinhos pode até matar o macho.Mas isso não acontece durante o acasalamento deles, ela deixa os espinhos deitados o mais rente o possível a costas neste momento"[3].

A própósito como é o plural de porco-espinho?
Porcos-espinhos. Exatamente, espinho também flexiona, porque espinho não é a forma ou função do porco, como pombo-correio(pombos-correio) ou peixe-espada (peixes-espada)[2]. Mas essa não é uma regral geral: existem exceções e outras regrinhas da nossa linda e complexa língua para o plural de palavras compostas.

Referências:
[1]http://www.animalnet.com.br/mat_detail.asp?ConteudoID=396
[2]http://linguamodadoisec.blogspot.com/2007/06/os-pombos-correio-fizeram-horas-extras.html
[3]http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090329210921AAVM7GO
[4]http://colunistas.ig.com.br/bichoamigo/2007/09/04/como-rola-o-acasalamento-de-um-casal-de-porco-espinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário