domingo, 14 de março de 2010

Estereótipos

Oi Gente,

Estava conversando com uma amiga quando comentávamos sobre uma pessoa com origem de riquezas duvidosas. Fiz um comentário preconceituoso. A propósito qual a diferença entre o preconceito e discriminação?
Discriminação é um ato geralmente conseqüente de preconceito, e esse ocorre através de um pré-julgamento baseado na sua grande maioria em estereótipos (padrões) existentes em nossa sociedade.

Busquei na Net exemplos de estereótipos e vejam alguns exemplos:
"os alemães são prepotentes"
"os norte-americanos são arrogantes"
"os árabes são terroristas"
"os ingleses são frios"
"baiano é preguiçoso"
"cearence tem cabeça chata"
"nordestino é burro"
"carioca é folgado"
"paulista é estressado"

Infelizmente, muitas vezes julgamos pessoas a partir desses estereótipos . E, brincadeiras envolvendo esses estereótipos servem para reforçá-los, quando deveriam ser erradicados por definitivo.

No entanto, notar características comuns a grupos nem sempre implica em preconceito, podem apontar costumes ou mesmo traços físicos de povos oriundos de determinadas regiões. Portanto, cabe discernir: preconceito ou característica predominante de um grupo?

Em suma, é pertinente aceitar as diferenças e respeitá-las. Igualdade apenas em essência. Assim, devemos respeitar valores e costumes peculiares a cada grupo.

Parafraseando Jesus: "Amai ao próximo como a ti mesmo".

That's all at moment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário