domingo, 24 de junho de 2012

Pequenos Grupos na Igreja Adventista do Sétimo Dia


Ontem estavamos com alguns amigos, e falava-mos sobre a importância do Pequeno Grupo na pregação do Evangelho e consolidação de nossa fé.
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:20  

Não sei se existe verso bíblico mais inspirador para os Pequenos Grupos: grupo reduzido de pessoas reunidas para estudar a Bíblia.

Gosto muito do fator histórico, e se formos a bíblia veremos que a igreja primitiva já adotava esse modelo. Bom, quero compartilhar com vocês breve apanhado histórico sobre o assunto.

"O surgimento dos pequenos grupos na Igreja Adventista era somente uma questão de tempo. Primeiro porque, de alguma forma, as igrejas em geral sempre utilizaram esse método. Em segundo lugar, a Bíblia e os escritos de Ellen White o apontam como um método praticado por Israel, pelos discípulos, pela igreja apostólica e por nossos pioneiros que, durante muito tempo, não tiveram templos onde se reunir e o faziam nos lares. E em terceiro lugar, por que as igrejas evangelísticas contemporâneas vêm praticando esse método há décadas, com grandes resultados e usando as orientações de Ellen White.
O pastor Jim Zackrison, líder de Ministério Pessoal da Associação Geral, visitou Paul Yonggi Cho, pastor da Igreja do Evangelho Pleno, na Coréia do Sul, anos atrás, quando aquela comunidade experimentava um explosivo crescimento através de pequenos grupos. Naquela oportunidade, o Pastor Cho disse haver tirado a idéia de pequenos grupos de um livro adventista. E exibiu ao Pastor Zackrison o livro Serviço Cristão, de Ellen White.
Com esse retrospecto, não podemos dizer que se trata de um método moderno, mas podemos afirmar que é uma redescoberta recente que vem contribuindo para a formação de uma igreja compatível com sua obra e missão. Os pequenos grupos têm sido praticados como um método revolucionário não somente pro igrejas, mas também por vários outros segmentos sociais como a maioria das grandes empresas. Calcula-se que hoje, nos Estados unidos, aproximadamente 40% das pessoas estão envolvidas, de alguma forma, em pequenos grupos de atividades.
Apesar de amplamente praticados na Bíblia, os pequenos grupos não aparecem sistematizados como método de evangelismo ou conservação, mas aparecem como um princípio importante a ser seguido nessas duas áreas. No Antigo Testamento, com Israel, os pequenos grupos se destacam como método de conservação, fosse em ambiente de família (pois assim a igreja era organizada), fosse em movimentos nacionais de resistência e preservação, tanto religiosa como cultural do povo (Neemias 3).
No Novo Testamento, os pequenos grupos tinham tendência fortemente evangelística, sem abandonar seu aspecto de conservação e serviço que justificou a instituição dos diáconos (Atos 6:1-7). Como não havia edifício de igreja, e não podia mais se reunir no templo devido à perseguição, o povo se reunia nas casas. Os pequenos grupos não eram uma opção entre outras, mas a única maneira de existência da irmandade. Era assim que todos viviam; era realmente o estilo de vida da igreja. “Diariamente... partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvado a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:46 e 47)". 
Fonte: http://www.pequenosgruposms.org.br/texto.php?cod_texto=2

Lendo esse texto fui buscar um pouco mais sobre a Igreja do Evangelho Pleno da Coréia do Sul que possui cerca de 800 mil membros, é está no Guiness Book (Livro dos Records) como a maior igreja evangélica do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário